Está com duvida? Vamos conversar!

Você sabe combinar cores? Sabe por onde começa a escolha das cores para seus projetos? Para falar sobre as melhores maneiras de montar paletas de cores, a Círculo convidou a artesã Elá Camarena, conhecida por trabalhos superalegres e coloridos!

 

Confira as dicas e instruções que ela deixou para facilitar este momento da criação.

 

Como montar paletas de cores – por Elá Camarena

 

O primeiro passo é saber para quem você quer desenvolver suas ideias. Todas as vezes que começo um novo projeto, defino para quem será a peça, que pode ser um público que já compra meus produtos ou um “público de inspiração”.

 

Na maioria das vezes, meu público de inspiração é uma menininha de 6 anos. Com isso em mente, vou ao Pinterest e, por lá, defino como é o dia a dia da Amelie – persona criada para representar o público. Pela rede social é possível colecionar imagens de como é o quarto, casa, mamãe, brinquedos e todos os objetos que combinem com Amelie.

 

board amelie

 

Repare que técnicas de artesanato não entram no quadro de inspirações. Faço isso para não correr o risco de copiar a ideia de alguém e para direcionar ideias e cores que se encaixem no ambiente que construí para minha inspiração.

 

É só depois deste exercício que as cores começam a ser definidas. Na arte, moda, publicidade e outras áreas, o círculo cromático é usado para definir os tons dos trabalhos. Ele é uma representação simplificada de como percebemos as cores e por meio dela encontramos combinações de cores incríveis.

 

Círculo cromático

 

E para que você precisa saber disso? Porque existe um método para combinar cores. Uma vez que você entenda como funciona, não terá mais dificuldade em escolher as cores para seus trabalhos.

 

Para ajudar você, fiz uma versão livre do círculo cromático no crochê com o fio Amigurumi.

 

círculo cromático

Como montar paletas de cores: cores complementares

 

Cores que estão uma na frente da outra no círculo cromático são chamadas de complementares. Por exemplo, o amarelo e roxo são complementares, assim como vermelho e verde e azul e laranja.

 

círculo cromático - cores complementares

 

A regra também vale para as cores terciárias e sua cor oposta, como o magenta e verde.

 

Cores complementares - verde e magenta

 

Essa combinação de cores é dinâmica e energética. É usada em trabalhos que requerem intensidade na sua combinação.

 

Na interpretação (livre) que fiz do círculo cromático em crochê, você pode exercitar outras combinações de cores complementares, como o azul e laranja. Ficou mais fácil? Olhe para o círculo e veja qual cor está na frente da outra! Escolha entre seus fios, cores próximas aos azuis e laranjas que tenha certeza de que combinarão entre si. Então, todas as vezes que quiser uma combinação de cor mais dinâmica, você pode escolher uma e ver qual está a sua frente no círculo cromático.

 

As combinações de cores não precisam ser exatas, como na imagem do círculo. Podemos trabalhar com as cores em intensidades diferentes, seguindo a regra da oposição, como pode ser visto no square.

 

círculo cromático complementares

Como montar paletas de cores: cores análogas

 

Podemos usar as cores análogas, que são as cores vizinhas ou da mesma família.  Elas estão lado a lado no círculo cromático.

 

círculo cromático análogas

 

Na versão em crochê, usei três verdes do fio Amigurumi para uma combinação de cores bem refrescante. Depois, usei a mesma ideia para tecer os demais quadrados. Exercite essa regra de cores! Escolha entre seus fios todos os laranjas e amarelos e faça amostras para estudos de novas combinações. Continue estes estudos com os roxos, rosas e azuis.

 

squares de cores complementares

 

 

O círculo cromático a seguir tem as variações mais claras e mais escuras de cada cor. É o mesmo círculo que expliquei anteriormente e acredito que ficará mais fácil encontrar as cores mais próximas.

 

 

análogas com variação de cor

Como montar paletas de cores: tríade

 

Para combinar três cores, use a tríade, que nada mais é do que combinar três cores que estão nas pontas de um triângulo sobre o círculo cromático.

 

círculo cromático tríade

 

Procurei em meus fios quais cores se aproximam do roxo, amarelo e azul esverdeado para fazer a combinação. Veja só o resultado.

 

Square tríade

 

Claro que as cores dos fios que você tem podem não ser exatamente as cores do círculo cromático. Escolha tons próximos as do círculo para fazer as combinações entre elas.

 

Como montar paletas de cores: neutros

 

Os cinzas, branco e preto são cores neutras. Isso significa que podem ser combinadas com todas as cores.  A seguir, combinei dois cinzas do fio Amigurumi com um rosa bem clarinho para ilustrar.

 

square neutro

Agora você já sabe como montar paletas de cores

 

Agora que você já tem um pouco de conhecimento sobre cores, mãos à obra. Comece com calma pelas complementares e, depois, com as análogas. Exercite seus olhos para se acostumarem a tal ponto que você começará a “sentir” as combinações. Nesse momento, a teoria já estará em você. Aos poucos, as combinações surgirão de forma mais espontânea, acredite!

 

Se você quer uma combinação de cores contrastante ou mais intensa use a combinação complementar ou tríade.

 

combinação de cores

 

Se deseja algo mais suave ou romântico, use as análogas – principalmente cores com mais branco em sua composição.

 

combinação de cores romantica

 

Com o estudo das combinações complementares, tríades e análogas, comece a pensar, ou “sentir”, as cores em propostas mais ousadas. Usei cores do fio Barroco para crochetar a Blaa, uma flor com carinha mais maluca e piercing na língua. Uma brincadeira combinando azuis, vermelhos, verdes e neutros.

 

 

Viu como existe todo um estudo por trás das combinações de cores? Se você ainda sente dificuldade, dê uma olhadinha no círculo cromático com frequência e exercite as várias formas de combinar cores! É um estudo bem profundo que alguns autores simplificaram para nós dessa maneira.

 

Existem outras formas de escolher e combinar cores, mas vamos aos poucos. Você verá que combinar cores não é tão difícil. Arrisque-se!

 

Uma ótima dica é baixar o círculo cromático em seu celular e olhar para ele quando for comprar seus próximos fios. Assim, você fará escolhas mais certeiras.

 

Onde encontrar os produtos Círculo para confeccionar lindas peças?

 

Então, ficou ansioso para colocar todo o conhecimento adquirido em prática? Nós temos os materiais certos para isso!

 

Além de diversas opções de fios e linhas com cartelas repletas das mais lindas cores, temos também os melhores acessórios para deixar seus projetos ainda mais bonitos!

 

Você encontra tudo nos melhores armarinhos e lojas on-line do Brasil!

 

Utilize a #semprecirculo!

 

Agora que você já sabe como montar sua paleta de cores, inspire-se e comece a produzir!

 

Lembre-se: assim que finalizar suas criações, compartilhe com a gente nas redes sociais!

 

É só publicar suas fotos no Facebook ou no Instagram com a #SempreCirculo. Nós amamos acompanhar de pertinho tudo o que você faz!

 

Mas, antes de tudo, conta pra gente nos comentários: qual a sua combinação de cores favoritas?

 

Até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *